quarta-feira, 7 de novembro de 2012

5 º BookCrossing Blogueiro - dia da SOLTURA





É com grande alegria que participo de mais um BookCrossing Blogueiro organizado pela querida Luma do blogue "Luz de Luma", que já se encontra em sua quinta edição.  

A escolha de dois autores cearenses, um poeta e um jornalista, deu-se como um esforço em prestigiar autores locais, uma vez que mudei para Fortaleza e, assim, achei interessante escolher autores do “povo” daqui. Cidade onde nasci e retornei depois de uns dezesseis anos residindo em Brasília.






Os livros são “Artecrítica” de Estrigas (codinome de Nilo Firmeza, jornalista crítico da época da ditadura brasileira, colaborando com a necessidade de abertura política para uma cidadania efetiva) e “Dolentes” de Lívio Barreto (poeta conhecido regionalmente, mas com apelo nacional, uma poesia forte e vibrante, que não conhecia e me encantei ao ler este livro quando aqui cheguei. Foge daquele regionalismo enfadonho que muitos insistem em manter, como se o Ceará ou o Nordeste brasileiro só conseguisse escrever sobre temas locais).






Assim, estes dois livros representam bem a ideia do BookCrossing, de duas maneiras distintas e singulares, como singular é o local que escolhi para “soltá-los”: a famosa “Volta da Jurema” na Avenida Beira-Mar, um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil e local por onde passam milhares de pessoas todos os dias de várias partes do Brasil e do mundo. Quem sabe um britânico de férias não encontre um deles e resolva treinar o seu Português e o leve para sua próxima parada de viagem, deixando-o, por exemplo, em Santiago no Chile, ou na própria Londres?! Interessante pensar assim, mas, qualquer rumo que os livros sigam, tenho a certeza de que estão livres de minha biblioteca para poder ser lido por mais alguém, isto é a essência do BookCrossing da qual sou adepto a mais de uma década.

Agradeço a Luma por ter sido convidado mais uma vez a participar, deixando claro que o Braços Abertos continua e continuará como o seu título, sempre de links abertos.


Cristiano Melo

3 comentários:

  1. Que lugar lindo você libertou os livros!!
    Tenho certeza que os livros viajarão muito, conhecerão novos lugares e mostrarão um pouco dos escritores e poetas do Ceará. Obrigada por participar mais uma vez!! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiano,
    venho pelo bookcrossing da Luma visitar sua participação.
    Que horizonte maravilhoso esse aí da Avenida Beira-mar!
    Nossa!! viajei em pensamento. Bom demais estar num lugar maravilhoso desses e encontrar 2 bons livros para saborear leitura.
    Pena que aqui em Portugal estamos no Outono, não deu para deixar meu livro ao ar livre. Mas foi interessante e divertido de igual forma apesar da atrapalhação :)
    Acho que se fosse eu a achar esses livros, pegava na poesia vibrante e deixava para outra pessoa a critica politica. Ainda que eu goste de história nacional. Conhecimento não ocupa lugar, não é mesmo?
    Abraço além-mar.
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Participo pela segunda e vez e te confesso que não gosto muito de libertá-los, mas estou aprendendo o desapego, pois gosto muito de voltar lá na estante e ver o que marquei, uma
    frase ou ler de novo...O lugar que escolheu é perfeito e lindo!
    Paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua impressão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...