sexta-feira, 26 de junho de 2009

Blogagem Coletiva: opinião

Discutir descriminalização das drogas em um país como o Brasil, de tamanho e diferenças gritantes, é mais complicado do que se discutir em um país do tamanho da Holanda? Penso que sim. Qualquer tema que interfira na sociedade brasileira é algo complexo pois leva a diversos olhares sobre o tema. Algumas culturas brasileiras utilizam de drogas para seus rituais de cura e de comunicação com suas divindades e outros, como dizer que isto é o mesmo que a utilização de drogas no âmbito urbano?
No entanto, como discutimos e vivemos em cidades, o foco de meu post será voltado para este local, esta conjuntura urbana.
Volto um pouco no século XX, onde o álcool era proibido e existiam gangues de tráfico como agora, e que, acabou a levar a liberação desta droga no mundo inteiro (ou boa parte dele), pode servir como memória para discutir a descriminalização de qualquer droga, uma vez que, estatisticamente, dados oficiais, apontam para o uso de álcool como um dos maiores problemas de saúde mental e de ordem pública no Brasil. Assim, algo que era para ser discriminado, é aceito socialmente, causando danos irreparáveis em diversas famílias, vítimas do uso abusivo desta droga. O que ocorre também com as outras drogas.
Penso que descriminalizar drogas no Brasil, como é feito na Holanda por exemplo, só levaria a um aumento da violência, bem como os danos no meio familiar, aumentaria os gastos de recursos públicos com redução de danos e não ajudaria em nada no sentido de ir contra estas questões, como alguns defendem. Na verdade, defender a descriminalização das drogas é uma pressão de uma parte da sociedade que ganharia com isto, como o foi na época da liberação da venda de álcool. A sociedade há de ficar alerta e não “engolir” tudo de maneira acrítica. Ficar atento e criar ações no sentido de conter legislações que poderiam trazer danos ao invés de ajudar na sua contenção.

Este é o primeiro post, está mais generalizado, e tentarei escrever algo mais pessoal no decorrer do dia, ou desenvolverei minha opinião nos diversos blogs que se debruçam hoje sobre uma importante questão que afeta a todos.

Abraços cordiais

Um comentário:

  1. Cristiano,

    estou passando para lhe agradecer a visita e o seu comentário. Hoje foi dado um grande passo em favor da vida. Pessoas de varias idades, credos e condições sociais, escrevendo e debatendo juntas sobre um problema global. Mobilizações como esta fazem a diferença.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua impressão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...