sábado, 4 de dezembro de 2010

Revista Cultural Novitas


Saiu a Oitava edição da Revista Cultural Novitas, com a novidade de ser possível realizar a sua assinatura para recebê-la no conforto da sua casa, basta para isto entrar em contato com seus editores por meio de seu site www.editoranovitas.com.br























PARTE INTEGRANTE DA REVISTA



16 revista cultural novitas n‘ 8 – novembro/dezembro de 2010
letícia losekann coelho :::opinião
Leia no banheiro!
Pedagoga, editora e escritora

Fiz uma pesquisa rápida no blog da Editora e sessenta e quatro pessoas
responderam. É um número pequeno, levando-se em consideração a quantidade de leitores usuais do blog. Mas eu precisava de resultados da pesquisa para fazer este texto e pelo sim, pelo não, aí vai... 

Pegando esse gancho da pesquisa, faço aqui considerações gerais: Perguntei se as pessoas compravam livros de autores novos, como as pessoas costumavam comprar livros, se liam e-book, quanto investiam por mês e qual leitura preferiam.

Para minha surpresa, a maioria esmagadora respondeu que comprava livros de autores novos. Livrarias físicas, sites e portais literários empataram na compra por livros. A maioria das pessoas não lê e-book, grande parte investe mais de R$ 45,00 por mês em livros e uma pequena parcela dos entrevistados lê poesia, sendo que a maioria prefere os outros gêneros literários – entre eles livros técnicos.

Alguma novidade até aqui? Penso que não, pois boa parte das pessoas que conheço em papos sobre livros pensam dessa maneira. A diferença é que todos que conheço fazem a leitura de poesias...

Vendo o resultado dessa pesquisa rápida, creio que declararam gostar de poesia porque me conhecem e sabem que escrevo poesia. Será? Deve bater aquele constrangimento na hora que falo que escrevo poesia e pergunto se a pessoa lê algo. As respostas são sempre muito parecidas: “Leio, sim! Li mês passado um livro lindo da Clarice, vou ler semana que vem um do Mario Quintana.”

Umas das respostas mais sinceras que recebi sobre a pergunta que faço com frequência (Você lê poesia?), foi a da secretária de minha ginecologista. Ela perguntou o que era poesia... Assim na cara! Penso que quando a gente trabalha com educação não se espanta tanto com as perguntas, logo levei um livro meu de presente e ela comentou: “Ah, poesia é isso? Livro bom de ler no banheiro!” Emendei: “É mesmo!”, pois não existe nada melhor que ter leitura boa no banheiro. Quem nunca leu uma embalagem de pasta de dente? Ou o verso do shampoo por falta de leitura boa? 

Poesia é livro de banheiro, de bolsa, de cabeceira, de fila em banco, de sala de espera em médico. Por sinal, eu gostaria que as salas de espera dos médicos tivessem livros de poesias invés das revistas que nos ensinam em 100 passos a ser mais bonita ou sexy.

Sou leitora de poesias! Leio Hilda Hist, Álisson da Hora, Augusto dos Anjos, David Nobrega, Mario Quintana, Lú Cavichioli, Monica Saraiva, Camila Passatuto, Van Luchiari, Emily Dickinson, Cristiano Melo, Flávia Braun, Caroline Freitas, Florbela Espanca, Andrea Lucia Barros, Drummond e mais uma montanha de vivos e mortos, sejam eles em blogs que tenho prazer em seguir ou em livros adquiridos e que estão presentes no meu dia a dia, me presenteando com poesia de ótima qualidade!

A pesquisa mostrou, por enquanto, que poesia é lida por poucos. Talvez a poesia tenha-se reduzido à pressa, aos cento e quarenta caracteres ou mesmo a dois ou três poetas já finados.
Alguns devem achar difícil de entender... Quem sabe, por não saber que poesia carece de explicação ou entendimento. Não precisa ser doutor ou mesmo professor para ler, pode ser
entretenimento e – por quê não? –, leitura de sala de espera e de banheiro.

12 comentários:

  1. Cris, isso me fez pensar em como comecei a gostar de poesia e não me lembro. rsrs
    Eu sempre li, desde a época que usava maria-chiquinha no colégio e me atrevia a escrever (tenho um caderninho guardado, em algum lugar, com algumas). Mas eu acho que há muita gente lendo poesia por aí, bem mais do que há uns 20 anos atrás, tanto que fui descobrindo autores através de amigos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    Não é demais o texto da Letícia?! Eu adorei, por isso o postei como um "pedaço" da revista, só pra dar um gostinho ao leitor, praqueles que ainda não conhecem a revista e divulgá-la. Acredito neste projeto, a revista tem qualidade e, agora, podemos fazer a assinatura e receber em casa. Eu já fiz a minha!rs

    Obrigado

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, que verdade...
    Poesia é tudo o que nos causa inquietação.

    ResponderExcluir
  4. Cris,
    Poesia é para aqueles que querem viver e entendem que viver é além do padrão imposto pelo
    semelhante. Onde ve o que os outros não tem coragem

    ResponderExcluir
  5. Ana, não é só o que nos causa inquietação, no meu ponto de vista. Podemos escrever belos poemas com temas que não nos inquietam.
    Obrigado.
    Espero que tenha ido ler a revista completa, este texto é só um "aperitivo"
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Cintia,
    Poesia é para aqueles que querem viver e entendem que viver é além do padrão imposto pelo
    semelhante. Onde ve o que os outros não tem coragem

    Só pude repetir, divino!

    obrigado

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu conheci Kafka no banheiro - Kafka é poesia pura!
    Poesia é a leitura fora dos padrões, é a linguagem pura, só imagem, é o verbo antes de significar: iluminação.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  8. Grande poeta,
    Muito interessante seu comentário. Tenho certeza que a Tita adorou. Poesia é tudo isto sim, e vai de encontro à iluminação, do homem e de sua alma.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Que texto realista e bom de se ler! E que incrível ser citada nele! Poesia tem essa marginalização mesmo...inevitável (?)

    Gosto muito de gente que une talento e reconhecimento. Isso é uma grandeza de poucos!

    Beijo, Letícia!

    ResponderExcluir
  10. Não é Carol?
    Acho que tem sido um dos melhores textos sobre o tema que tenha lido nos últimos meses, quiçá no ano, ou ainda...
    A Letícia tem grande talento em sua poesia, e cada vez mais aponta sua facilidade em escrever, concisa diretamente, com um humor refinado embutido.

    Vou fazer coro a você

    Beijo Letícia

    ResponderExcluir
  11. Oi Cris,
    Hoje consegui passar por aqui para comentar ;) Obrigada por postar meu texto, adorei o espaço no teu blog!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Tita,

    Eis que a autora surge. Bom vê-la por aqui.
    :)
    Eu que tenho a agradecer a sua generosa permissão de seu texto aqui no Braços Abertos.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua impressão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...