segunda-feira, 27 de julho de 2009

Teodora


Afugentava demônios da cabeça, como quem espanta mosquitos de uma ferida. Há algum tempo, desde que Teodora lhe deixara, ficava às voltas com pensamentos e lágrimas. O apartamento agora um tanto bagunçado, mas mais vazio, lhe trazia a realidade da falta. Falta de Teodora, ou do que ela representava dentro dele, “será que amamos uma pessoa em particular, ou é algo interno que imputa o sentimento a quem quer que ocupe tal local?” divagava pelado andando pelo apartamento em ruínas. “Local... Ruínas... Amor... Te-teodora...” Fincavam os pensamentos como estacas no seu cérebro, mais círculos a mais, rodopios dos demônios-mosquitos em cima da ferida, e refletia um pouco mais: “pensava que a ferida de uma separação seria no coração e não na cabeça, mas estes mosquitos, piolhos, vermes, estão presos é na minha cabeça, será que o coração é a cabeça?”. Zonzo, não pelas espirais de pensares, mas da cachaça mineira que tomava gelada, e que já estava na segunda garrafa, em meio a um remedinho aqui, outro ali, zanzava como os seus pensamentos piolhos, “devo ser um inseto, Teodora me deixou porque sou um inseto!” afirmava isto com o dedo em riste para cima enquanto sentava no sofá verde-água “detesto esta cor de merda, cor fresca, nem a cor de meus móveis pude escolher, era tudo Téo, Téo, Téo... Teooooooooô, volta pra mim, volta, prometo que gosto de verde”, gritava baixinho para não incomodar os vizinhos “Téo!” e nenhuma resposta, nem uma companhia, além dos seres na sua cabeça. “Anjos ou demônios? Mosquitos ou piolhos? Saiam daqui, me deixem parar de pensar, porra, me deixem e quem sabe a Téo volte, vocês é que a assustaram, suas vozes que ficam aqui dentro.”, e se encaminhava para a porta numa tentativa de fugir de si. Quase chegava nela, na porta, depois de tropeçar no resto de móveis do apartamento arruinado, quando ouvira alguém bater à porta: “Téo”? Perguntaram do corredor do outro lado da porta. “Teodora?” repetiram. Téo respondeu com uma voz afeminada: “espera um pouco!”. Voltou pelo mesmo lugar bagunçado, agora tinha mais mobília e já adorava o sofá verde, foi ao quarto, pôs uma peruca negra corte Chanel, um robe de seda com estampa asiática, um par de chinelos em formato de coelho e foi ter à porta. “Quem é?”, perguntou. “Sou eu”, uma voz grave respondeu. “Volte mais tarde, estou ocupada...”, tentando se equilibrar apoiado na parede. “Mas eu te amo!!!”, a voz assumia algo de doçura. “Você sabe matar piolho?”, perguntou Teodora.


Cristiano Melo, Julho de 2009.

4 comentários:

  1. Oi,Cristiano.Gostei muito.Agradável surpresa esse conto,com um suspense crescente,ótimas descrições,e um quê de ambiguidade.O final é magistral.Grata surpresa e leitura nessa manhã.Grande abraço.

    ResponderExcluir

  2. Nome de conto esplêndido
    Nome de filha minha, Theodora
    qua agora, por hora, ja tem um conto
    te conto tambem que ela tem um vídeo e um canto...Encanto ?...veja lá:
    Theodora

    (coincidências tb existem nas artes, né não ?...rsrs)

    abraço, CrisAmigo !

    ResponderExcluir
  3. Obrigado J.,
    apesar de gostar muito de escrever poemas, acho que tenho uma veia para a prosa que tento desenvolver mais. Seu comentário me estimula nesse sentido.
    Fico-lhe grato.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Grande Joe,
    Coincidências....nas artes são bem interessantes...rs
    Já aconteceu de escrever sobre um tema e ler amigos que acabavam de escrever sobre o mesmo tema, é bem interessante mesmo.
    Que beleza de homenagem a Theo...
    Uma "pena" que o conto seja um tanto maluquinho para ser uma homenagem a ela, prometo pensar em algo para o futuro que seja mais adequado.
    abração
    amigão

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua impressão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...