OPINIÃO
O CNE pode se manifestar, chegar a um documento democrático, como é o seu próprio papel, dentro do controle social que se buisca há tanto tempo na redemocratização brasileira. Mas daí a cercear, censurar qualquer obra que seja, e aqui ainda acho bom que seja em cima de um escritor da grandeza de Lobato, pois se fosse de um escritor desconhecido, o assunto poderia ter passado desapercebido, é se mostrar contrário ao que realmente ele próprio é, democrático, isso pra dizer um mínimo, sem o calor das minhas tripas que gritam revoltadas aqui dentro.
Se algo assim fosse, ou é aprovado, então teria-se de revisar TODOS OS DOCUMENTOS REGISTRADOS NO BRASIL, TODOS, sem exceção, além de outras obras de arte, e garanto aqui, não sobraria NADA, nem meus pequenos ensaios de escritor, que não se fosse cabível de passar a caneta vermelha, pode-se incluir aí até a Bíblia, o Alcorão, Cabala, Mantras etc. ok?! Só pra barbarizar logo!
É de um descalabro incomensurável, um tiro no próprio pé. Sinto uma lástima inestimável, que o conselho que está construído em bases democráticas, faça um papel oposto ao seu.
Nós, cidadãos escritores e artistas ou não, temos de fazer/participar de campanhas contrárias à esta censura descabida, ou então arranquem os pintos e cubram com folhas as xerecas de estátuas e de quadros, como já fizeram no passado, incluindo aí esta opinião manifesta neste blog.
Convido então ao leitor deste blog que participe de um abaixo assinado eletrônico que será encaminhado ao Ministro da Educação, clique aqui e participe.
Caso queira ler a notícia do CNE, clique aqui