sábado, 23 de outubro de 2010

Paixão


Fotografia de Alex Melo, todos os direitos reservados


Paixão carpogenética permeia;
Gorjeia o canto farto do rouxinol,
Solta a química grossa do estradiol:
Amálgama confuso serpenteia.

Musa constrangedora presenteia
O ser apaixonado preso ao anzol,
Firme na alma algemada pelo sol;
Um ou dois, dois ou um a paixão freia.

Se é algo puramente biológico;
Somente sutilezas, pobre mente;
Aos dois ou ao um, não é nada lógico.

Conhecer o motivo do descrente
Some a beleza pelo dado histórico;
Resta se entregar, sim, completamente.



23 comentários:

  1. Gente coisa mais fisiologia... gostei... Parabéns Cris Cris...

    ResponderExcluir
  2. Muito forte esse soneto, que palavras firmes e suculentas escritas em prossa para se definir o verdadeiro sentido da PAIXÃO, parabéns, mais uma vez se superando em seus versos...

    ResponderExcluir
  3. Paixão entre duas pessoas, pode ser de um ou pode ser dos dois, a química entre duas pessoas, pode se transformar em amor ou não,porque a paixão corre o risco de ser efêmera, você é fenomenal, parabéns Cristiano...

    ResponderExcluir
  4. paixão,
    será
    anarquia do desejo
    ou entrega de almas?
    amor?

    Abraços
    Daniulo

    ResponderExcluir
  5. Um amálgama de sentimentos, emoções, anseios, ilusões...A paixão é isso!

    ResponderExcluir
  6. Hm, que soneto mais apaixonado! Ta lindo maninho! adorei! E parabens pelo trabalho, que tenho certeza deve estar ficando incrivel o livro completo!!!!!!!! Vc tem o dom!

    ResponderExcluir
  7. Cristiano...eu não entendo muito bem sobre o que é um soneto, um verso, uma poesia, um poema...eu leio e quando gosto nada me importa!
    Gosto desta PAIXÃO dos poetas escreverem ... e eu de ler...de gostar tanto dum escrito, que depois de lido levo comigo !
    Portanto gostei...tá lindo, o que importa é a emoção de lermos algo que nos agrada muito...ponto !
    Siga em frente neste teu projeto maravilhoso...na minha opinião tá muito bom!
    Tenho dois blogs onde posto poemas, versos, sonetos...posto de tudo um pouco...qualquer hora, se tu me permitires te levo p lá!
    http://faboni.spaces.live.com
    http://lilaboni.blogspot.com
    Mil beijos !!!!

    ResponderExcluir
  8. Bru,
    Mesmo na África do Sul és um fisiologista, risos, mas tens razão, parte do soneto explora esta parte, da fisologia e da bioquímica do estado de apaixonamento.
    abração e vê se volta logo

    ResponderExcluir
  9. Pai Dutra,
    adorei o "suculentas" deu um quê a mais ao poema, no caso, adoro perceber que o leitor foi mexido em seus sentidos, e qdo remetes à palavra suculenta, me parece mexer com o sentido do paladar.
    Muito obrigado
    saudades

    ResponderExcluir
  10. Este anônimo eu sei que é minha mãe, Anunciada, que já foi retratada aqui num poema especial para ela: http://cristianooliveirademelo.blogspot.com/2010/09/anunciada.html
    Como seu colega bioquímico Bru, foi pelo lado do fisologismo no soneto, sua bioquímica e didadicamente aponta o caminhar da paixão até um sentimento real como o Amor (não que a paixão não seja real, mas pode ser efêmera como a senhora bem colocou)
    Muito obrigado
    saudades

    ResponderExcluir
  11. Dan, nobre amigo poeta,
    Quanto tempo não te vejo por estas bandas, muito bom revê-lo aqui e ainda mais com seu comentário poético. Verdade, o desejo, a paixão e o amor, a tríade que nos move (risos), com o embasamento do encontro de almas.
    Muito obrigado
    abraços

    ResponderExcluir
  12. Cris,
    Amálgama(risos) de todas estas sensações e sentimentos, por isto quis colocar no soneto este contraponto: o bioquímico e o sutil, espero que tenha conseguido.
    Muito obrigado
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Alex,
    Primeiramente e sempre tenho de agradecer a gentileza de ceder as suas fotografias, que casam tão bem com meus poemas, além de lindo, meu irmão, analista de sistema, modelo, etc. é um exímio fotógrafo, sem falar que escreve também, para quem lê este comentário e não sabia, e escreve muito bem, contos fantásticos.
    Obrigado pelo comentário e sim, vou me aprofundar no projeto, quero que saia ainda este ano, vamos ver se meus editores não me "cortam" aqui pela necessidade de mais tempo para trabalhar a edição e a publicação, né Tita e David? (risos)
    abraços com muita saudade maninho

    ResponderExcluir
  14. Lila,
    minha querida,
    Muito me deixa alegre seu comentário, como os demais que tem deixado por aqui ultimamente. Será um prazer ter algo meu em seus blogs, fique a vontade e me avise sobre o vc quer, quem sabe até um poema "encomendado" ok?!
    Beijos e muito obrigado pela "força" pra continuar o projeto em sonetos.

    ResponderExcluir
  15. "Superbe" !!! ( pode continuar com o "proneto"...rsrs

    quanto ao tema...é foooogo, mormão !...rsrs


    abraço !

    ResponderExcluir
  16. Hey Joe,
    proneto foi ótimo, risos, mas confesso que é muito difícil, rapá, é drurys, até que tenho alguns "sonetos" não trabalhados, logo não são sonetos, ams estou em cima deles, e, devo confessar novamente, está se mostrando um processo criativo muito interessante, apesar de trabalhoso.
    O tema foi de arder né não?
    :)
    abração irmão poeta multimidia

    ResponderExcluir
  17. Cris,não se preocupe com o formato, a poesia é uma ato que toca o outro, é um encontro ou desencontro. É como em Esposas Espirituais, tento não escrever, deixo a coisa acontecer, a rima castiga a prosa, a causa fica ociosa, o universo feminino a cobrar, mais um capitulo tenho que elaborar e assim, naturalmente a poesia a brotar. Cristiano nada de dúvidas ou incertezas, você é a pureza que o verso a clamar, o poeta Cristiano Melo que ao mundo vai pintar, um luz em cada coração a esperança brilhar na construção de uma paixão ao seu modo exalar. Mas uns chamam passione, não se impressione, do que os outros, ao poeta vão achar, pois a poesia está dentro de você e ninguém pode tirar.
    Esposas Espeituais Luiz Domingos de Luna
    O mundo mágico da mulher.
    Capitulo: Paixão que devora
    Caro poeta, poesia é assim o que não foi, mas poderia ter sido. O Que é real no mundo ficional e o ficcional num mundo real todos são tocados por uma dúvida, uma certeza, um grito um conflito, eterno e constante num mundo derrapante de simbologias Pensantes ou não. O que vale ao outro é o anzol enganchar. Só. E isto você já faz com grandeza maestria na arte de fazer poesia,

    ResponderExcluir
  18. Caro Domingos,
    eu ganhei um poema em seu livro é isso? Nossa é uma verdadeira honra pra nós escritores quando percebemos que nossa rede poética inspira e faz com que nossos amigos de pena e coração de tinta, tenham insights para embelezar o mundo com belas palavras, nossa arte.
    Concordo que a poesia livre não deve ser entrevada, mas o soneto, o seu formato e sonoridade sempre me encantaram desde que li Camões. É um sonho antigo que quero poder realizar. Óbvio que continuarei com a poesia solta, mas por enquanto vou ficar contando a métrica até concluir meu projeto.
    Muito obrigado pela gentileza de sempre e deste comentário poético demasiado humano, no estilo Domingos,

    abração caro conterrâneo

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei a fatídica constatação!!!

    beijos, querido!
    Ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  20. Moni,
    obrigado pelo comentário, e a paixão nos pega de surpresa, ou não!rs
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Lendo...lendo...cheguei até aqui!

    Voltarei para continuar!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Seja bem-vinda querida Ana

    Já estou como seguidor de seu blog também.
    Muito obrigado pela leitura e comentários
    Espero que tenha sido de seu agrado
    beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua impressão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...