sábado, 1 de janeiro de 2011

Braços Abertos em números - 2010




Caros amigos leitores e curiosos, aproveito a ideia de meu amigo António Rosa do site Cova do Urso e farei um apanhado dos números do ano de 2010 no blogue, já que não o fiz em 2009, não tinha ferramentas para fazê-lo e para recuperar tais informações já não é mais possível. Além disso, tive um hiato, por questões de saúde (doença), na atualização do blogue, que vai do mês de Fevereiro a Agosto, perfazendo mais da metade do ano com nenhuma ou muito pouca atividade (esta pouca se pode considerar nula- uma vez que se tratava de um ou no máximo três posts ao mês) no Braços Abertos. A partir de Setembro de 2010 é que retomei a alimentação do blogue rotineiramente com minha escrita, sendo que o mês de Janeiro também não entraria, pois houve pouca postagem (apenas 6), o que se pode trazer com isto é que, basicamente, os dados trazidos aqui vêm dos últimos 4 meses: Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, o que pode trazer números pequenos.

1) Primeiras observações



   






    Observa-se nitidamente um gráfico em ascensão, com um “pico” no mês de Julho, devido a acontecimentos em minha família com o falecimento de minha tia por parte de pai, que me levou a escrever 12 posts e o acesso chegou a este pico. Fora este mês, o gráfico aumenta, mostrando que, para seu blogue ser visitado há de ser continuamente atualizado e divulgado. Outro fator que passa a ser interessante é a observação mais a frente de que a divulgação em sites de relacionamento como o Facebook e o twitter principalmente, aumenta o número de leituras em seu blogue.

            2) O gráfico em números

Jul: 645
Ago: 301
Set: 566
Out: 1.107
Nov: 1.957
Dez: 1.938

Pode-se sugerir que o número de acessos/mês do blogue tenda a se manter estável em cerca de dois mil acessos/mês, muito embora seja uma amostra estatisticamente irrelevante, e que se deve levar em consideração fatores como festas de final de ano, feriados prolongados, eleições presidenciais (que aconteceu entre os meses de crescimento no número de acessos no blog, podendo o mesmo, o número de acessos, ter sido bem maior). Considerações estas e outras, com mais dados, tornando a amostra mais confiável do ponto de vista estatístico, poderá trazer um número de acesso/mês mais próximo da realidade do Braços Abertos.


3) Acesso por países

Percebe-se que existem comunidades lusofônicas espalhadas pelo mundo, que por motivos vários e pessoais, acessam blogues de língua portuguesa, como é mostrado a seguir.



Neste mapa, quanto escuro a cor verde, maior o número de acessos, ferramenta do próprio blogger.

Segundo a ferramenta do blogger, não sei qual o motivo, aponta números diferentes da ferramenta que uso do site Feedjit. Mostrarei os dois, começando pelo blogger, que já coloquei o mapa acima.

Brasil
5.556

Estados Unidos
617

Portugal
152

Rússia
26

Canadá
24

Ucrânia
20

Tunísia
10

Alemanha
9

Suécia
9

Espanha
8
Total                                                                                                         6431


Segundo o blogger, o acesso de países de língua portuguesa só aparece Brasil e Portugal, e juntos, representam quase 90 % dos acessos, sendo os USA, o segundo país com mais acessos depois do Brasil, com cerca de 9 %, todos os outros países somados representam apenas 1 %.


No caso do site Fideejit, os acessos ficam mais diversificados, sendo que, como podem ver na tabela abaixo:



Brazil
Brasil  [80%]

Portugal
Portugal  [13%]

Canada
Canadá  [2%]

United States
United States  [2%]

Angola
Angola  [1%]

Italy
Itália  [1%]

Spain
Espanha  [1%]

Brasil e Portugal somam 93% dos acessos, e se encontra acessos de Angola também. E os USA aparece com apenas 2% de acessos. Aqui, também se observa que não foi contabilizado o acesso de países como Rússia, Suécia, Alemanha, Ucrânia e Tunísia, como no blogger.
O que se pode aferir desta possível confusão nos dados, é que, os acessos dos países que aparecem ou não são pequenos, daí o programa não ser tão específico assim. Apenas a diferença no acesso do país norte-americano é que ficou duvidoso.

4) Origem do acesso

            Neste caso, verifica-se a origem do acesso ao seu blogue, ou seja, de qual site o usuário clicou para chegar ao seu.

Sites de referência
892









133









131









130









44









36









25









23









20









19










            Primeiro, o números são distintos, e aparecem aqui apenas os que são mais comuns, tendo vários que não estão nesta tabela.
            Nota-se que a pesquisa pelo Google ainda é a maior origem da referência ao blogue, motivo este para que, quem mantem um blogue, deixe sempre atualizadas as suas tags. Em segundo, com cerca de 3 vezes menos acesso que o Google, vem o Facebook (somados aí o próprio Facebook e o Networkedblogs, que tem a mesma origem), seguido do twitter (cerca de 7 vezes menos acesso que o Google e metade dos acessos do Facebook) que, somados, representam metade dos acessos em relação ao Google. Importante dado, pois nestes dois últimos sites, o usuário vai até a sua página devido à divulgação de seu “produto”, daí a importância de manter a divulgação, mas sem exageros, pois se sabe que caso os usuários se sintam “cansados” de sua “propaganda” haverá o efeito inverso, e sua demanda diminuirá, melhor encontrar um equilíbrio nesta divulgação.
            No caso dos sites em que o seu é entrevistado ou que, por algum motivo fique em evidência, há um número considerável de acessos, como mostram os sites “Biografia do fogo” e o “Cova do urso” aos quais agradeço a sua ajuda na divulgação de meu blogue.


5) Preferência do leitor

Neste item, é somado o número de leituras/acessos por texto postado. Curioso que, alguns poemas que julgava menos atraentes para mim, foram bastante acessados, e outros que, julguei que eram bons textos nem aparecem no ranking, que ficou assim em 2010:

14/12/2010, 10 comentários
164 Visualizações de página









26/06/2009, 9 comentários
143 Visualizações de página









04/12/2010, 12 comentários
117 Visualizações de página









20/07/2010, 18 comentários
92 Visualizações de página









23/10/2010, 22 comentários
90 Visualizações de página









08/11/2010, 6 comentários
73 Visualizações de página









15/11/2010, 7 comentários
71 Visualizações de página









06/12/2010, 11 comentários
67 Visualizações de página









12/11/2010, 10 comentários
67 Visualizações de página









14/10/2009, 9 comentários
57 Visualizações de página







Estes são apenas números, tabelas e gráficos que resolvi expor ao leitor do meu blogue, para que o mesmo se situe, e seja convidado a retornar mais e mais, de preferência fazendo mais comentários e desfrutando deste espaço que fica de Braços Abertos 24 horas do dia!

Que venha 2011!

Forte abraço,

Cristiano Melo



4 comentários:

  1. Bom djia, Cris!

    Fui espiar o meu e também gostaria que mais pessoas comentassem no Nuvens. Em funçâo do número de visitas e do número de seguidores conclui que gostam mais de ler o que escrevo do que se comunicarem comigo... rsrs

    Magoei, adoro conversar e isso inclui responder aos comentários do Nuvens. ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Querido Cristiano

    Adorei o teu post e, como deve imaginar fico feliz contigo, pois consegues muitíssimo, sobretudo atendendo às tuas próprias explicações de períodos de ausência do blogue.

    Por isso, a tua análise «para seu blogue ser visitado há de ser continuamente actualizado e divulgado» é válida para qualquer um de nós que tenha um blogue.

    Fiquei feliz em verificar que estás feliz com os resultados. Isso é bom. Também fiquei feliz com os meus resultados, pois tu e eu pertencemos àquele grupo de pessoas que escrevemos para sermos lidos. É esse o nosso prazer.

    Que continuemos assim.

    Beijos e abraço

    António

    ResponderExcluir
  3. Cris,

    Pra você ter mais comentários (será que é tão importante quanto o número de leituras?), faz uma pesquisa com seus números, e adota algumas estratégias do próprio marketing (promove algum concurso, entrevista, sorteio, qualquer coisa que leve o usuário a uma troca por meio de comentários, que parece ser o que você deseja, não é?).

    Podemos conversar fora daqui sobre o assunto

    beijos

    ResponderExcluir
  4. António,

    Meu amigo querido de Portugal, muito obrigado por seu carinho e apreço por tão pouco tempo. Gosto de me comunicar por afinidades, somos privilegiados por podermos fazê-lo. Adorei a ideia e espero que a "imitação" não tenha lhe sido inconveniente, apesar de saber que não.

    Estou feliz sim com os resultados, afinal ter seu blogue com um acesso de 2000/mês é um número interessante para meu blogue que REcomecei há pouco,e, como o gráfico aponta, ainda não há estabilidade nos nºs, tendo espaço para aumentar a sua evidência, o que devo investir mais em 2011.

    E, concordo absolutamente com você, pois, escrever para não ser lido, é algo como ter um diário ou agenda guardados na gaveta de seu criado-mudo ao lado de sua cama.

    Continuemos pois

    Sucesso em seu blogue, mais ainda, com mais prêmios e reconhecimento (pois assim, mais pessoas podem se beneficiar com a leitura de seus textos)

    abraços e beijo além-mar

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua impressão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...